Nota sobre mudança de local do DevOpsDays Salvador 2019

by devopsdays Salvador 2019 - 01 October, 2019

Quando escolhemos a Universidade Federal da Bahia (UFBA), tínhamos como objetivo nos aproximarmos da Academia, nos aproximarmos de uma Universidade Federal e assim, estreitar ainda mais os laços que esta comunidade de tecnologia tem com esse local que tanto formou e ainda forma profissionais para o mercado, não somente soteropolitano, mas sim para o mundo.

Escolhemos a Universidade Federal da Bahia, pois lá estão diversos grupos de professores e alunos que se beneficiariam profundamente com um evento dentro das suas instalações, e quem ainda não conhece a UFBA, teria o prazer de ver sua enorme praça verde, poderia descobrir uma Biblioteca imensa, poderia descobrir que lá está o ponto de presença de Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que conecta a maioria dos órgãos federais e locais através da sua rede remessa.

Foi nessa universidade que nasceu o Projeto Software Livre Bahia, que tanto beneficiou toda uma geração de pessoas que se aproximou do conceito de comunidade técnica através do viés de conhecimento livre e aberto.

Infelizmente o evento não pode acontecer nesse local, pois há um grande desmonte acontecendo com a educação. Uma grande investida para tirar da sociedade essa organização que tanto ajudou e ainda ajuda para a difusão do conhecimento livre e sem custos.

A UFBA vem sofrendo inúmeros cortes ao passar dos anos, mas nos últimos meses tem sido cada vez pior. Esse novo governo atenta contra a educação brasileira de forma assombrosa. A UFBA está tão sem recursos que os vigilantes e porteiros ameaçam não trabalhar, o que inviabilizaria a realização do evento. Com receio que isso pudesse afetar a experiência de todos que se inscreveram no evento ou submeteram palestras, optamos, com muita dor no coração, mudar de lugar, mas sem antes deixar nossa carta de extremo repúdio sobre o que fizeram com a nossa UFBA, ou ao menos com o que deixaram fazer.

Em tempos de obscurantismo como a que estamos passando, resistir pela Universidade Pública é uma necessidade.

Saímos da UFBA, mas esperamos voltar logo. Obrigado.

O novo local do DevOpsDays Salvador 2019 é: Fundação Visconde de Cairu, localizado na Rua do Salete, 50, Barris.
https://www.google.com/maps?q=Funda%C3%A7%C3%A3o+Visconde+de+Cairu+-+R.+do+Salete,+50+-+Barris,+Salvador+-+BA,+40070-200