Tratando crises, como eliminar barreiras entre Operações e Desenvolvimento?




Integrar os times de Operações e Desenvolvimento, sempre nos propõe grandes desafios. Afinal como atender as necessidades das entregas ágeis dos times de DEV para garantir a evolução do negócio e ao mesmo tempo manter a operação apta a manter este mesmo negócio operacional 24x7, os 365 dias do ano.

Como permitir que a Dança entre Desenvolvimento e Operações, seja suficientemente sincronizada, a ponto de criar um espetáculo organizado e leve, onde o público (Negócio) tenha clareza e entendimento do que lhe é apresentado.

O número de modelos ou métodos de trabalhos são infinitos, mas ainda sim o dia-a-dia nos mostra que, um lado sempre acaba encontrando dificuldades em entender o outro.

Nos últimos 3 anos, tive a oportunidade de trabalhar junto com os times de Governança e Agile Process, na missão de quebrar as barreiras entre os dois mundos, dando liberdade aos times de Desenvolvimento e organização aos times de Operações. Usando como base processos e indicadores que permitiram garantir a saúde de TI e por consequência o negócio, uma vez que no Ecommerce, por exemplo, TI é o Core do negócio.

Esta missão se baseava em uma construção diária, de revisão de valores, crenças e cultura, uma vez que cada grupo tem como missão manter uma parte do negócio viva, analogamente ao corpo humano, onde uma órgão não funciona isoladamente, mas sim fazendo parte de um eco sistema complexo e perfeito.

Trabalhamos na construção de mecanismos que permitissem que DEV e Ops fossem engrenagens alinhadas, através dos processos;

  1. Transição de Serviço: incluir os times de operações desde o início da construção dos produtos, garantindo desta forma o conhecimento todo o ciclo de vida do novo produto;

  2. Gestão de Problemas compartilhada: garantir que 30% das iniciativas da sprint, fossem compostas de Problemas gerados através de Incidentes em produção, com o objetivo de tratar problemas recorrentes e de alto impacto na raiz;

  3. Warrooms unificados: para garantir uma solução fim-a-fima, de forma a garantir uma solução rápida aos problemas, sem a necessidade de burocrácia. Exemplo do sucesso desta prática, são os eventos da Blackfriday.

Slideshare

Speaker

tatiane-paya

Tatiane Paya


Tatiane Payá, 35 anos, 17 anos de experiência em TI e os últimos 5 anos com o compromisso de garantir o sucesso entre a comunicação entre os times de Desenvolvimento e Operações.