(Keynote) - Cloud Native Banking: como o Nubank usa imutabilidade na nuvem para atender milhões de clientes

Nascido na Nuvem, o Nubank atende mais de 9 milhões de clientes alavancando microsserviços, ambientes conteinerizados, observabilidade e, na base de tudo isso, imutabilidade.

Vamos discutir por que tratamos infraestrutura como um problema de software e como imutabilidade pode ser aplicada em todos os níveis, da infra mais básica às aplicações, quais o ganhos dessas práticas em ambientes de computação em nuvem, e como isso nos permite não ter uma equipe dedicada a infraestrutura. Faremos isso contando casos reais de evolução do nosso ambiente, e mostrando como esses princípios podem tornar as equipes de desenvolvimento mais ágeis e com menos medo de tomar riscos.

Speakers

alexandre-cisneiros

Alexandre Cisneiros

   
Alexandre Cisneiros atualmente é engenheiro de software no time de plataforma do Nubank. Faz parte do time que cuida da estabilidade das mais de 2 mil aplicações que provêem serviços para 6 milhões de clientes.diogo-beato

Diogo Beato

  
Diogo Beato atualmente é engenheiro de software no time de plataforma do Nubank. Faz parte do time que cuida da estabilidade das mais de 2 mil aplicações que provêem serviços para 6 milhões de clientes.