Integração e Entrega Contínua para um microsserviço usando Jenkins e outras ferramentas DevOps

O uso do Jenkins possibilita criar um pipeline que possibilita a Integração, Entrega e Implantação Contínua (CI/CD) para uma ou mais aplicações, sejam elas monolíticas ou microsserviços.

Nesta palestra será apresentado o uso do Jenkins em conjunto com outras ferramentas DevOps, tais como: Gogs, SonarQube, Maven, Nexus, Docker e Terraform. Juntas elas proporcionam o versionamento, a análise de código, o build e a implantação automática de uma ou mais aplicações ajudando as equipes de desenvolvimento, teste, qualidade e operação a entregar produtos de maior qualidade aos clientes de forma mais rápida e consistente.

Esta palestra é o tema central do livro “Integração e Entrega Contínua com Jenkins” que será publicado em breve pela editora Novatec.

Speakers

aecio-pires

Aécio Pires


Analista de suporte na Unirede (unirede.net), especialista em Segurança da Informação e tecnólogo em Redes de Computadores (IFPB). É um dos administradores dos sites das comunidades Zabbix-BR, onde ...janaina-militao

Janaína Militão


Tecnóloga em Sistemas para Internet (IFPB), analista de desenvolvimento de sistemas na Conductor (conductor.com.br) e cursa MBA em Arquitetura de Soluções de TI (UNIPÊ).