devopsdays Porto Alegre - Conduct

Quando algo acontece

Se você vir uma violação do Código de Conduta, siga os seguintes passos:

  1. Diga para a pessoa que o que ela fez não é apropriada e peça para parar.
  2. Essa pessoa deve imediatamente parar o comportamento e corrigir o problema.
  3. Se isso não acontecer, ou você se sentir desconfortável em falar, contate os organizadores assim que possível.
  4. O organizador lidará imediatamente com o problema e tomará medidas cabíveis.

Propósito

A nossa organização é dedicada em manter a experiência do evento sem assédio, independente de identidade de gênero e expressão, orientação sexual, deficiências, aparência física, proporções do corpo, raça, idade, religião ou a falta de.

Não toleramos qualquer forma de assédio, sendo linguagens e imagens sexuais não admitidas, incluindo as palestras.

Anti-Assédio

Assédio inclui mas não é limitado a:

  • Comentários verbais que reforçam estruturas de dominação relacionadas a identidade de gênero e expressão, orientação sexual, deficiências, aparência física, proporções do corpo, raça, idade, religião ou a falta de;
  • Imagens sexuais em espaços públicos;
  • Intimidação deliberada ou perseguição de qualquer forma;
  • Fotos ou filmagens assediadoras ou sem consentimento da pessoa retratada;
  • Interrupção sustentada de palestras ou outros eventos;
  • Contato físico inapropriado;
  • Invasão de espaço pessoal;
  • Atenção sexual indesejada;
  • Defender ou encorajar qualquer dos comportamentos citados.

Linguagem inclusiva

No nosso compromisso com um ambiente livre de assédio e inclusivo, acreditamos que seja importante que se dê atenção a padrões de linguagem prejudiciais.

Capacitismo

Palavras como “louco”, “burro”, “insano”, “retardado” ou “aleijado” são exemplos de linguagem capacitista, desvalorizando ou insultando pessoas que têm deficiências mentais ou físicas. Elas geralmente não são usadas com a intenção de ofender, mas pela nossa noção inata do que significa “ser normal”. Essas palavras podem ser evitadas por formas mais adequadas e claras de descrever o que queremos comunicar.

Para saber mais sobre capacitismo leia este artigo.

Sexismo

Utilizar vícios verbais como “cara” ou “rapaziada” para se referir a um grupo de pessoas com gêneros variados contribui para a exclusão de pessoas sub-representadas. Nós recomendamos fortemente que se evite termos ou pronomes com ligação a um só gênero.

Para saber mais leia o manual para o uso não sexista na linguagem e este artigo

Racismo

Termos como “denegrir”, “mercado negro” e “a coisa tá preta” trazem à tona um histórico cultural cruel e ofensivo. Recomendamos que as evite ao máximo, sempre procurando termos mais apropriados para o exemplo desejado. Quando em dúvida basta alterar o termo para a sua identidade racial, se parecer ofensivo provavelmente é.

Mais informações nos seguintes links:

Execução

Se espera que participantes solicitados a parar qualquer comportamento de assédio colaborem com a equipe.

Se um participante tiver um comportamento de assédio, os organizadores do evento retém o direito de tomar quaisquer ações necessárias para torná-lo convidativo a todos os participantes. Isto inclui avisar o ofensor ou a expulsão do evento sem qualquer retorno financeiro (caso se aplique).

Os organizadores podem tomar ações para lidar com qualquer ação designada para (ou com a clara intenção de) interromper o evento ou tornar o ambiente hostil para qualquer participante. Nós esperamos que os participantes sigam essas regras em qualquer local em que os encontros ocorram assim como qualquer atividade social relacionada ao devopsdays Porto Alegre.
De fato achamos que as pessoas devem seguir essas regras mesmo fora das atividades do evento! :)

Comunicação

Se alguém fizer você ou outro alguém se sentir desconfortável, sem segurança ou bem aceite, por favor comunique-nos assim que possível. Os organizadores estão listados na página de contato e também estarão utilizando uma camiseta do evento de cor diferente.

Assédio e outras violações do código de conduta reduzem o valor do evento para todos. Nós queremos que todos aproveitem e sejam felizes com os nosso evento.

Pessoas como você fazem o nosso evento um lugar melhor, e você pode fazer denúncias de forma anônima ou pessoalmente.

Comunicação anônima

Você pode nos comunicar anonimamente por aqui.

A comunicação anônima é para garantir seu total conforto, embora não seja possível informar você sobre a conclusão do ocorrido. Garantimos, porém, que tomaremos todas as providências para assegurar um evento livre de assédio.

Comunicação pessoal

Você pode fazer uma comunicação pessoal com qualquer membro da organização. Ao fazê-la, nossos organizadores garantirão sua segurança e farão de tudo para manter você o mais confortável possível. Porém, dependendo do caso, será necessário a participação de mais de um organizador durante o relato.

A comunicação será feita em um espaço que você se sinta confortável e seguro, com a presença de alguém de sua confiança (se solicitado), e nossos organizadores tratarão você com o maior respeito possível. Caso deseje, pode solicitar um organizador com quem você se sinta mais à vontade. Em nenhum momento pediremos que você confronte alguém ou se revele para qualquer um que não seja de seu interesse.

Nossa equipe fará o possível para manter a sua segurança dentro do evento, podendo escoltar você até a autoridade competente mais próxima.

Lembre-se: nós valorizamos a sua participação, mas, acima de tudo, valorizamos você.

Atribuição

Este código de conduta é baseado no código de conduta da JSConf US 2018, que por sua vez é baseada no código de conduta de JSConf EU, CSSConf/JSConf AU, The Geek Feminism wiki, no trabalho de Valerie Aurora, WeAllJS e Conference Code of Conduct.