Aplicação do Sistema Toyota de Produção na Industria de Software

Esse trabalho nasceu como trabalho de conclusão da minha pós-graduação, em Qualidade em Teste de Software. Tendo em vista que o objetivo do trabalho era falar sobre qualidade, o Sistema Toyota foi escolhido em virtude de ser um sistema orientado a redução de desperdício e entregas de alta qualidade. Além de focar fortemente na questão de automação por meio do Jidoka.

Assim sendo, em um primeiro momento a apresentação irá abordar a aplicação de ferramentas do Sistema Toyota em uma empresa de desenvolvimento de software durante 3 sprints. As ferramentas utilizadas foram: • Just-in-Time (Fluxo Contínuo, Takt Time e Kanban), • Jidoka (Separação Homem Máquina e Poka Yoke) • Heijunka (Mizusumashi, Kaisen e Planejamento de Produção). A definição de cada uma das ferramentas é apresentada, assim como os benefícios de sua utilização no contexto do desenvolvimento de software.

Em um segundo momento cada uma das ferramentas é classificada, em aplicável ou não aos processos de desenvolvimento de software. Assim, os participantes conseguem visualizar se no seu contexto de trabalho, podem ou não utilizar soluções propostas pela Toyota. A apresentação finaliza sugerindo a aplicação de algumas ferramentas em diferentes etapas do desenvolvimento de software.

Speaker

luis-aguirre

Luís Aguirre


Atualmente sou estudante de Pós Graduação na área de Big Data e Data Analytics. Sou graduado em Ciência da Computação e tenho me dedicado a área de qualidade de software. Trabalho como Testing

...