Dockerizando aplicações em uma Fintech: O bom, o mau e o feio/as surpresas

Nessa apresentação falarei de todos os problemas e facilidades que tivemos na adoção do Docker como virtualização de aplicações, tanto no processo de desenvolvimento, com necessidades específicas, como em produção seguindo o 12factor apps em um ambiente critico do ponto de vista de disponibilidade.

Demonstrarei um caso real de dockerização de aplicação web, implementação de automatização de deploy em entrega contínua num pipeline, com lint, teste unitário, build da imagem, tag da image, testes end-to-end, push em repositório e deploy automático em QA e produção.

Nessa apresentação falarei de todos os problemas e facilidades que tivemos na adoção do Docker como virtualização de aplicações, tanto no processo de desenvolvimento da aplicação, utilizando pacotes específicos, como em produção com uma máquina mais enxuta seguindo o 12factor apps em um ambiente critico do ponto de vista de disponibilidade.

Speaker

rafael-gomes

Rafael Gomes

  
Soteropolitano, hacker urbano e consultor de infraestrutura, formado na Universidade de Salvador no curso de Gestão de Redes. Trabalho atualmente como especialista na Paycertify, focado em ...