Infraestrutura declarativa e GitOps - da teoria à prática

Ferramentas de infraestrutura declarativa nunca foram tão populares. Terraform e AWS CloudFormation, por exemplo, permitem que você especifique qual é o estado desejado, e um processo automatizado realiza os passos necessários para que o estado em produção reflita a especificação.

Infra declarativa também é a base da configuração da ferramenta mais popular de orquestração de containers hoje: o Kubernetes. E através da comunidade do Kubernetes que um novo padrão, chamado de GitOps, surgiu e têm-se mostrado promissor.

Essa metodologia torna o Git a ‘fonte de verdade’ sobre a infraestrutura que queremos entregar, e utiliza um agente automatizado para se certificar que esse estado continua refletido em produção, realizando a entrega contínua (CD) dos manifestos.

Ter o Git no centro da pipeline de entrega permite que os desenvolvedores possam realizar alterações nas suas aplicações de maneira muito familiar, através de pull requests, e que as mudanças sejam automaticamente espelhadas na cloud pela ferramenta de entrega contínua. Temos também o histórico de toda a configuração daquela aplicação no Git, além de fortes garantias de segurança durante todo o processo.

Nesta talk, iremos abordar como integramos o Git, Argo CD e Terraform para tornar fácil o provisionamento de clusters prontos para produção e também a entrega contínua de aplicações no Kubernetes.

Speakers

renato-nascimento

Renato Nascimento


Olá :) Sou atualmente um SRE Sênior na In Loco. Amo tornar desenvolvedores mais produtivos e empoderá-los através de boas práticas para a confiabilidade de aplicações, e de boas ferramentas de ...gabriel-mendes

Gabriel Mendes