A jornada para o DevOps em âmbito militar: automação e mudança de cultura

Com a constante evolução da Infraestrutura tradicional se faz necessário não apenas a atualização dos ativos computacionais, mas também adotar novas metodologias que façam com que os recursos e serviços sejam provisionados, atualizados e entregues em menor tempo, permitindo escalabilidade e alta disponibilidade. Agora, imagine aplicar as práticas DevOps em uma infraestrutura tradicional no ambiente Militar, onde encontramos dificuldades já conhecidas e esperadas, e novas barreiras, muitas delas, culturais, impostas pelo meio.

Nesta apresentação serão abordados temas relativos a modernização dos processos tradicionais, versionamento, testes, Gerenciamento de Configuração, Provisionamento, Automação, Métricas e Monitoramento. Utilizando ferramentas como Git, Ansible, AWX, Terraform, Docker, Grafana, Graylog, Zabbix, InfluxDB, Telegraf, etc. E claro, um pouco da cultura DevOps, assim como os principais óbices encontrados e lições aprendidas nesta jornada sem fim.

Speaker

thiago-finardi

Thiago Finardi


Mestrando em Ciência da Computação, Especialista em Gestão de Segurança da Informação e Graduado em Sistemas de Informação. Profissional de TI com mais de 12 anos de experiência em infraestrutura

...