A transição de Site Reliability Engineer para Software Engineer pode parecer apenas uma mudança de função, mas na prática é uma oportunidade de aplicar princípios de confiabilidade no desenvolvimento diário. Nesta palestra, vou compartilhar aprendizados adquiridos na área de SRE/Devops como observabilidade, automação, gestão de incidentes e design para resiliência. e mostrar como eles podem ser incorporados no ciclo de desenvolvimento em .NET (na verdade em qualquer contexto) para entregar aplicações mais estáveis, escaláveis e fáceis de operar.
O objetivo é conectar práticas normalmente associadas à operação com o desenvolvimento, mostrando exemplos reais, armadilhas comuns e dicas de como times de engenharia podem pensar em confiabilidade desde o código.
Ao final, quero mostrar insights práticos sobre como trazer a mentalidade SRE para dentro do seu código no ambiente .NET ou outro contexto de linguagem, e construir sistemas que não apenas funcionam, mas funcionam muito bem sob pressão tambem.
Ana Carolyne é Software Engineer na Stone Pagamentos, onde atua no desenvolvimento de sistemas críticos, aplicando conceitos de confiabilidade e boas práticas de engenharia para garantir
...