Marco Mendes

Sou sócio-diretor e consultor pela Arkhi Consultoria e Treinamento desde 2009. Sou também professor de cursos de pós-graduação em engenharia de software e arquitetura de sistemas pela PUC Minas desde 2004 e IETEC desde 2012.

Uma das vertentes do meu trabalho é na transformação digital de organizações. Possuo ampla experiência em arquitetura de software, arquitetura de sistemas, desenho de aplicações, linguagem UML, linguagem Archimate, SOA, BPMS, tecnologias Java EE e .NET, arquitetura de dados e métodos de arquitetura como o SEI QAW, ADD, ATAM, CBAM e Open Group TOGAF. Nos últimos projetos, tenho me dedicado a projetos de arquiteturas baseado no estilo de microserviços e na aceleração de produtividade de aplicações com DevOps.

A segunda grande vertente do meu trabalho é na transformação ágil em organizações. Capacito e faço a mentorização de times em princípios e práticas ágeis. Alio ao nosso trabalho um grande arcabouço de métodos e processos de software tais como o Scrum, XP, Lean, Kanban, Less, Safe, Entrega Ágil Disciplinada e outros métodos ágeis. Complemento a gestão ágil com a implementação e operação ágil com as práticas DevOps e ferramentas abertas e Microsoft VS Team Services.

Possui experiência de 24 anos em Tecnologia de Informação em diversas empresas no Brasil e exterior nas funções de liderança técnica de projetos, arquitetura corporativa e consultoria em métodos diversos. Dentre as instituições onde já realizou a consultoria destacamos a CEMIG, Governo de Minas Gerais, PRODABEL, PRODEMGE, OI/Telemar, Vivo, TIM, Unimed-BH, Qualirede, Banco Mercantil do Brasil, Banco Bonsucesso, PUC Minas/DATAPUC, UFMG, FIA/USP, UNICAMP, Grupo Localiza, Arcelor Mittal Sistemas, Belgo Beckaert Arames, Vallourec/Manesmann e Supermix.

Sou Bacharel (1993) e Mestre em Ciência da Computação (1996) pela UFMG e nas horas vagas aprecio Vivaldi, Bach e cervejas artesanais.

Marco Mendes