Quem não se comunica, se trumbica




O Velho Guerreiro já nos ensinava essa máxima há muitos anos. Agora, mais do que nunca é preciso saber se comunicar e como isso é importante num ambiente ágil. Vamos pensar essa questão e conjeçê-la para não nos “trumbicarmos”…

Importância de uma comunicação entre os membros da equipe e com o ecossostema de negocio como um todo.. O que é uma boa comunicação? Como ela é feita? As cerimônias do Scrum são para comunicar? E a documentação, seve para comunicar? Vamos lembrar que comunicação não é passar a especificação de requisitos completa e detalhada para o desenvolvedor por debaixo da porta, ou seja, sem nem conversar com ele, e esperar que ele entenda… Lembrar que na Unimed e na Cultura era assim, a gente criava a especificação e passava por email ao analista técnico e depois pro desenvolvedor e achava que estava tufo bem. O processo era desta maneira, bem como muitas empresas que adotam o modelo tradicional. Na agilidade isso não acontece, vamos estudar como deveria ser. Explicar o que o valor “Indivíduos e Interacoes(…) e o princípio “O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara” têm a ver com comunicação e de que forma isso se reflete na prática. Ruidos na comunicação, o que são, como evitá-los?

Speaker

flavia-nobre

Flavia Nobre

 

Sou a Flavia, agilista antes mesmo de conhecer o Manifesto. Vivo isso tudo fora do ambiente corporativo em meu dia-a-dia e sempre encontrei certa rejeição a quem levasse algo diferente para lá. Mas,

...