Code Debt Killers - Promovendo Continuous Code Quality com Gamificação




Apesar de essencial em estratégias de Entrega Contínua, frequentemente as verificações automáticas de qualidade de código são negligenciadas. As pressões e questões culturais criam resistência à antecipação de falhas. A gamificação é uma ferramenta poderosa para promover essas boas práticas.

Verificações automáticas de qualidade de código e testes automatizados são parte fundamental de qualquer estratégia de Entrega Contínua, antecipando falhas e agilizando processos de release, favorecendo confiabilidade nas entregas e processos simplificados. Mas a pressão imposta sobre times de desenvolvimento somada a uma cultura organizacional que promove a culpa ao identificar falhas acaba criando uma resistência quando verificações desse tipo são acopladas aos pipelines de Entrega Contínua e essas métricas passam a ser acompanhadas. Para introduzir Continuous Code Quality aos times de desenvolvimento da Oi (Digital) criamos um Game, o Code Debts Killer, para promover a resolução de problemas na qualidade de código, aumentar a cobertura de testes automatizados e, mais além, disseminar boas práticas e trabalhar questões culturais como TDD, code review, responsabilidade compartilhada, troca de conhecimento e ritmo sustentável. Será apresentado o Game, como foi conduzido e seus resultados.

Slideshare

Speaker

amanda-mattos

Amanda Mattos

 
Arquiteta/Evangelista DevOps na Oi S.A., engajando indivíduos e times a alcançar entregas frequentes e de alta qualidade. Com Graduação e Mestrado em Computação na UFRJ e +10 anos de experiência em ...