A "Especificação por Exemplo" trabalhando pro time




A especificação por exemplo (SbE) é um exercício de aproximação do negócio e deve ser clara para todo o time. Quando o time se aproxima do negócio o engajamento é maior. A SbE é o ‘core’ em forma de documentação viva desta interação. Mas…o que é e como ela pode catalizar o trabalho do time?

Objetivo: Entender o que é SbE e como ela trabalha pelo time

A SbE tem como foco o que deverá ser feito, o comportamento da feature que será entregue. Quando estas especificações são automatizadas se tornam vivas, daí vem o conceito de “documentação viva”. Quem interage com esta documentação? Somente QA e PO? Qual a importância da mesma para o DevOps e para o desenvolvedor? Quando o time trabalha em conjunto baseado nestas especificações o entendimento do comportamento da aplicação fica mais uniforme? Esta documentação facilita a transparência com o cliente? Estas são algumas perguntas que podemos responder pra auxiliar no entendimento de como a SbE trabalha para o time.

Cientificamente já foi comprovado que o cérebro internaliza informações com maior facilidade baseado em exemplos. Então que tal utilizarmos isto a nosso favor?

Slideshare

Speaker

carla-crude

Carla Crude

  

Sou PhD em imunologia, mas pretendia mudar minha carreira há algum tempo. Meu interesse em computação começou por participar de um curso de bioinformática durante o doutorado. Em Nov-16, desiste da

...